Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Aliel preside audiência pública com Ministra da Saúde em Brasília

2023-04-19 às 12:55

O deputado federal Aliel Machado (PV) presidiu nesta terça-feira, 19, a reunião conjunta das Comissões da Saúde; e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso), da qual o parlamentar paranaense é presidente, que recebeu a presença da ministra da Saúde Nísia Trindade. A reunião ocorreu num dos plenários da Casa e contou com a presença de dezenas de deputados. O objetivo foi a apresentação das prioridades da pasta da Saúde em 2023. Parte da reunião foi presidida pelo deputado Zé Vitor (PL-MG), presidente da Comissão de Saúde.

O convite para a audiência com a ministra atendeu a requerimentos apresentados pelos deputados Aliel Machado (PV-PR), Adriana Ventura (Novo-SP),  Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Ana Paula Lima (PT-SC), Luciano Vieira (PL-RJ), Dr. Jaziel (PL-CE).

“A ministra, que é a primeira mulher a comandar a pasta da Saúde, emprestou o seu conhecimento para o parlamento neste momento tão importante para o país. Isso com as diferentes posições políticas e indagações que nós fizemos. Esse diálogo é de fundamental importância para nós avançarmos. Aqui nós temos a responsabilidade de definir as regras, ajustar o orçamento e de organizar o futuro e o atendimento do nosso principal sistema de integração, que é o Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Aliel.

Durante a audiência, a ministra fez um diagnóstico da Saúde no país e também falou sobre os programas que estão sendo retomados, como o programa Mais Médicos, que teve o edital publicado esta semana. Os parlamentares puderam fazer perguntas para a ministra. Entre os temas abordados estiveram o programa de cirurgia eletivas, a possibilidade de novos modelos de remuneração da tabela SUS, saúde da mulher, as vacinas, armazenamento de medicamentos, a volta do programa Farmácia Popular, a saúde na terceira idade, entre outros.

Saúde do Idoso

Comissão presidida pelo parlamentar ponta-grossense, o tema idoso também foi debatido na audiência. A ministra apresentou um gráfico do IBGE, onde mostra o envelhecimento da população brasileira. Para isso, segundo a ministra, será necessário dar total atenção à políticas de saúde para esta faixa etária.

“Já tive oportunidade de dialogar com a ministra Nísia quando presidi a Comissão de Ciência e Tecnologia. Na ocasião ela estava à frente da Fiocruz e fizemos uma defesa da vacinação. Agora, presidindo a Cidoso, tive novamente esta oportunidade e ela se mostrou muito preparada.  Os idosos são a camada da população que talvez seja a  mais afetada pelas questões de saúde e também o que mais cresce”, lembrou Aliel.

No inicio da semana Aliel esteve com a ministra no Paraná. Recentemente o parlamentar também levou ao ministério a demanda de médicos para Ponta Grossa, região dos Campos Gerais e municípios que representa. Com o edital do programa Mais Médicos lançado ontem, o município de Ponta Grossa será o que mais vai receber profissionais no Paraná, sendo 30 profissionais, além de outros 17 para os municípios dos Campos Gerais.

da assessoria