Através do X, a deputada federal Gleisi Hoffmann questionou as críticas da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), publicadas em nota oficial neste domingo (03). Para a parlamentar, “nenhum presidente fez mais pela expansão da agropecuária e sua sustentabilidade do que Lula, em seus 3 governos”. A deputada relembra ainda que foi o presidente o responsável pela criação do Plano Safra, em 2003, e que a ação auxiliou no aumento da produção no país. Apenas em 2023, o valor destinado ao Plano Safra atingiu o recorde de R$ 364 bilhões em financiamentos.
“Foi Lula quem abriu mercados para as exportações do agro, no Oriente Médio, Ásia, África e Europa, enquanto Bolsonaro brigava com a China, nosso maior parceiro comercial”, aponta também Gleisi, que também afirma que a FPA “está agindo por motivação ideológica, sem pensar na sustentabilidade e na competitividade do nosso agronegócio”.
Entenda
No domingo (03), a FPA divulgou uma nota em seu site oficial na qual faz um “alerta” para o discurso do presidente Lula na COP 28. Na ocasião, Lula comentou a possibilidade de derrubada do seu veto a trechos do projeto de lei que fixa o marco temporal das terras indígenas e comparou o Congresso Nacional a uma raposa cuidando do galinheiro.