Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024

Após indiciamento de Bolsonaro em CPMI, deputada Gleisi Hoffmann aponta que ex-presidente foi autor intelectual e moral do 8 de janeiro ao insuflar ataques à democracia

2023-10-17 às 11:44

Nesta terça-feira (17), a relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, senadora Eliziane Gama, apresentou seu parecer final sobre a investigação dos atos de 8 de janeiro, que resultaram na invasão e depredação da sede dos Três Poderes, em Brasília. Com 1.333 páginas, o relatório pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Ao comentar a decisão da CPMI, a deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, apontou que Bolsonaro foi responsável por estimular o comportamento antidemocrático. “O inelegível foi autor intelectual e moral ao insuflar ataques à democracia, instituições e sistema eleitoral brasileiro durante seu governo e após a derrota no segundo turno, alimentando a violência e estimulando o golpismo e a polarização”, afirmou. Ainda conforme a parlamentar, provas não faltam para os supostos crimes cometidos pelo ex-presidente, que está inelegível por 8 anos por decisão do Tribunal Superior Eleitoral pela prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.