Sexta-feira, 12 de Abril de 2024

Banho Solidário realiza primeira ação de 2024

2024-02-26 às 17:58
Foto: Divulgação

Na manhã do último sábado (24), a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG), realizou o projeto ‘Banho Solidário’. A iniciativa, que acontecerá semanalmente no estacionamento aos fundos do antigo prédio do Hospital 26 de Outubro, atendeu 60 pessoas em situação de rua.

A ação contou com uma equipe multidisciplinar com assistente social, psicóloga e educadores, com a presença de parceiros como a Agência do Trabalhador, Superintendência de Habitação e Fundação Municipal de Saúde, com servidores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD – álcool/drogas), possibilitando intervenções e encaminhamentos necessários.

A presidente da FASPG, Tatyana Belo, destaca a iniciativa que acontecerá em 2024 de maneira ininterrupta, considerando a dignidade das pessoas em situação de rua.

“O Banho Solidário possibilita que este público tenha acesso não apenas a este serviço, mas a um lanche, a oportunidades de trabalho pela Agência do Trabalhador, informações sobre habitação e, também, por meio do CAPS AD, no caso de dependentes químicos ou de álcool, possam ter uma ajuda especializada”, explica a Tatyana sobre a multidisciplinaridade do projeto realizado em Ponta Grossa.

De acordo com ela, cerca de 60 pessoas que utilizaram o Banho Solidário contaram com estrutura para o banho, roupa limpa, um kit de higiene pessoal com shampoo, condicionador, sabonete, cotonete, fio, pasta e escova dental, pente de cabelo, toalha de banho e, para os homens, aparelho de barbear e toalha de banho. Além disso, um lanche é oferecido aos usuários do serviço.

“A iniciativa supre uma demanda de atendimento às pessoas em situação de rua, que é atendida durante a semana no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua – Centro POP”, ressalta a presidente da FASPG.

O Centro Pop funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Nos finais de semana são oferecidos, pela Prefeitura, serviços de abordagem, acolhimento institucional e albergue noturno.

O Banho Solidário volta a acontecer neste sábado (2), das 8h às 11h, no estacionamento de trás do prédio do antigo Hospital 26 de outubro.

da assessoria