há um dia
Heryvelton Martins

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a exigir, de forma obrigatória e gradual, o uso da biometria para a concessão, manutenção e renovação de benefícios previdenciários e assistenciais a partir deste mês de novembro de 2025. A medida, regulamentada por um decreto assinado em julho, visa reforçar a segurança e combater fraudes, garantindo que o pagamento chegue ao beneficiário correto.
A obrigatoriedade começa a valer para novos beneficiários de programas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Quem não se adequar ou não tiver a biometria validada pode ter o benefício bloqueado ou suspenso.
Embora a regra seja para todos os beneficiários, a preocupação principal é para aqueles que ainda não têm seu registro biométrico nas bases de dados do Governo Federal. A boa notícia é que mais de 150 milhões de brasileiros já possuem a biometria registrada.
O governo considera válidas as biometrias já registradas em bases como:
Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Cadastro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), usado no Título de Eleitor.
Base da Polícia Federal.
A implementação será gradual e a população deve aguardar as instruções oficiais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Nenhum beneficiário será prejudicado enquanto não houver condições adequadas para o cadastro biométrico.
Para quem ainda não tem o registro e precisa se adequar, o cadastro biométrico pode ser feito de diversas maneiras:
Pelo Celular: Use o aplicativo Meu INSS ou Meu Gov.br para fazer a biometria facial, especialmente para a Prova de Vida automática (se sua conta tiver o selo "Ouro").
Presencialmente: Caso o sistema digital não consiga validar sua biometria ou haja erros nos dados, o registro pode ser feito em:
Agências do INSS.
Postos do TRE (para o Título de Eleitor).
Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O INSS recomenda verificar agora mesmo se sua biometria está registrada e se o CadÚnico está atualizado, principalmente para beneficiários do BPC.