Bolsonaro nega envolvimento em monitoramento da Abin e afirma que ‘raramente’ usava a inteligência | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Domingo, 25 de Fevereiro de 2024

Bolsonaro nega envolvimento em monitoramento da Abin e afirma que ‘raramente’ usava a inteligência

2024-02-12 às 10:50

Diante de declarações do então chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, sobre o possível uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para se infiltrar nas campanhas eleitorais de opositores, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou ter qualquer participação do órgão para “acompanhar o que os dois lados” estavam fazendo.

Em entrevista ao Jornal da Record na noite de sexta-feira (9/2), Bolsonaro negou qualquer responsabilidade por essa suposta coleta de dados: “Heleno falou que ia se inteirar dos dois lados. É o trabalho da inteligência dele, que eu não tinha participação nenhuma. As inteligências, eu raramente usava, das Forças Armadas, da própria Abin, da PF. Vi que ele ia estender o assunto e eu tive que cortar. Não é o caso de ficar dando detalhes aqui. Vai fazer operação, faça”, disse Bolsonaro ao repórter, quando questionado sobre a fala do general em reunião realizada em julho de 2022.

A gravação que mostra a reunião entre Bolsonaro e ministros foi liberada teve o sigilo derrubado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após diversos vazamentos de investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (PET 12.100).

leia a matéria completa no Metrópoles