Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Câmara aprova projeto que garante reconhecimento à participação feminina na política

2023-04-24 às 17:00

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou nesta segunda-feira (24) um projeto de resolução (3/2023) que prevê a criação de uma galeria histórica para homenagear as vereadoras de Ponta Grossa. A medida foi proposta pela Mesa Executiva após uma sugestão do vereador Geraldo Stocco (PV) através da moção de apelo 66/2022 – a ideia é garantir reconhecimento às mulheres que passaram pelo Legislativo princesino.

A proposta de Stocco foi aprovada em primeira discussão por unanimidade no plenário e agora deve ser votada em segundo turno na próxima quarta-feira (26). Geraldo destaca que a proposta visa garantir o reconhecimento ainda não dado às mulheres que passaram e que estão no Legislativo. “Infelizmente são poucas as mulheres que conseguem se eleger para esta Casa de Leis e elas merecem o devido reconhecimento”, conta.

O vereador do PV lembra que a atual legislatura é a que mais conta com mulheres na história da Casa – das 19 cadeiras, três são ocupadas por mulheres: Josi do Coletivo (PSOL), Joce Canto (PSC) e Missionária Adriana (SD). “Acredito que as mulheres merecem mais espaço e respeito na política, assim como condições de concorrer a cargos eletivos, como o de vereadora. Essa galeria histórica visa dar esse reconhecimento àquelas que, apesar das dificuldades, conseguiram”, diz Geraldo.

Caso o projeto de resolução seja aprovado em segunda discussão, a Mesa Executiva deverá instalar a galeria histórica no hall  de entrada da Câmara.

da CMPG