A Câmara Municipal aprovou com 18 votos favoráveis, em primeira discussão na sessão ordinária desta segunda-feira (15), o projeto de lei 003/2024 que concede título de cidadão benemérito de Ponta Grossa ao deputado federal Aliel Machado (PV).
O PL foi proposto pelo então vereador Professor Careca (PV). Na justificativa ele ressalta que o deputado é “merecedor de tal honraria em face dos serviços prestados à comunidade ponta-grossense” e ainda destaca a trajetória trilhada pelo político, que foi engraxate e catador de recicláveis na infância, líder estudantil na juventude e vereador, até ser eleito como deputado federal.
Durante a sessão, o vereador Geraldo Stocco (PV) pediu a palavra e falou sobre o deputado. “Foi o deputado Aliel Machado que me convidou para ser vereador, enquanto eu ainda era estagiário da Câmara Municipal. […] Hoje é o único deputado com mandato a nível federal que atua em Ponta Grossa, é o deputado que mais trouxe verba para Ponta Grossa, em diversas áreas. Me sinto honrado em fazer esta homenagem ao deputado”, pontua.
Ede Pimentel (PDT) também utilizou a palavra e destacou que o deputado “Aliel Machado tem uma história política e de vida muito bonita. Ajuda muito Ponta Grossa, independente de quem seja o prefeito, o deputado trouxe muitas emendas. Só critica o Aliel quem não conhece o trabalho dele, nós que acompanhamos de perto sabemos que é um trabalho com perfeição”, acrescenta.
Paulo Balansim (UNIÃO) ressaltou que, embora não seja do mesmo partido de Aliel, “ele já me ajudou com quatro ou cinco emendas, ele me arrumou uma emenda de R$ 400 mil na categoria de base do Operário. Nós devíamos ter mais três, quatro deputados igual o Aliel Machado em Ponta Grossa, ele não vê partido”, considera.
Dr. Erick (PV) também se manifestou. “O deputado que tem uma visão a frente do seu tempo, não vê partido, vê as necessidades da nossa população e da nossa cidade”, diz. O vereador Filipe Chociai (PSD) ainda parabeniza o deputado pela atuação no município.
Sobre o deputado federal Aliel Machado
Aliel foi eleito como o terceiro vereador mais votado de Ponta Grossa, sendo o presidente da Câmara Municipal mais jovem da história do município. Em 2014 foi eleito como deputado federal mais votado da cidade, sendo reeleito em 2018 e 2022. “O parlamentar atua em diversos municípios de várias regiões do Estado, especialmente sua cidade natal, Ponta Grossa. Só para o município já destinou milhares de reais em emendas para instituições de Assistência Social, investimentos em Saúde, HU-UEPG, Santa Casa e Bom Jesus, intermediação do Mais Médicos, pavimentação, esporte, Minha Casa, Minha Vida, entre outros, além de ser uma presença constante no município”, diz a justificativa do projeto.
Agora o PL será votado em segunda discussão e, se aprovado, segue para sanção da prefeita Elizabeth.