Na sessão desta segunda-feira (28), os vereadores aprovaram em primeira discussão o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 005/2025, que promove a criação da revisão bienal do Plano Diretor Municipal. De autoria do presidente da CMPG, vereador Julio Küller (MDB), a proposição busca aprimorar a gestão territorial e o planejamento urbano de Ponta Grossa, permitindo alterações pontuais de acordo com a mudança das dinâmicas sociais.
O projeto de emenda à LOM prevê que o Plano Diretor da cidade deverá ser revisto a cada dois anos, a fim de garantir sua constante adequação às dinâmicas urbanas, sociais, econômicas e ambientais do Município. A proposição busca trazer modernidades aos processos do plano diretor e o transformar em uma ferramenta dinâmica.
Autor do Projeto, o vereador Julio Küller defende que a adoção de um ciclo bienal para a revisão do Plano Diretor permite que a cidade responda mais rapidamente às demandas contemporâneas. “Com essa atualização, teremos uma maior capacidade de resposta e traremos um planejamento contínuo e com participação popular”, justifica.
da CMPG