O aniversário de 321 anos da cidade de Castro, comemorado no dia 19 de março, foi lembrado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), durante a sessão plenária da última terça-feira (25). A cidade ganhou o voto de congratulações, por requerimento do deputado Tito Livio Barichello.
Em sua justificativa, o parlamentar narrou fatos que contribuíram com a criação do município. Ressaltou, por exemplo, que a elevação de Castro à condição de Vila Nova, deu origem a diversos outros municípios, como Guarapuava, Ponta Grossa, Tibagi e Piraí do Sul.
O deputado também destacou os fatos de a cidade ter sido a primeira instituída no Paraná, e de ter abrigado, temporariamente, a capital do estado durante a Revolução Federalista.
Tito Barichello encerrou o texto citando a relevância do município para o estado e região. “Castro desempenhou um papel fundamental na formação do Paraná, tanto como um polo de desenvolvimento tropeiro quanto como berço de diversos municípios paranaenses. Seu título de ‘Cidade Mãe do Paraná’ reflete sua importância histórica e sua influência no crescimento da região. Com uma rica herança cultural formada por diferentes etnias, Castro continua sendo um dos municípios mais emblemáticos do estado”, finaliza.
da assessoria