há 2 horas
Amanda Martins

O presidente nacional do Progressistas (PP), Ciro Nogueira, afirmou nesta segunda-feira (8), em Curitiba, que a escolha do candidato da direita à Presidência da República em 2026 não pode ser tratada como uma decisão individual do PL ou restrita à amizade com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Segundo o portal Ric, Ciro explica que a definição precisa ser construída a partir de consenso e viabilidade política entre os partidos do campo conservador. “Isso não pode ser uma decisão apenas do PL. Tem que ser uma decisão construída”, disse.
Para Nogueira, a fragmentação da direita coloca em risco a competitividade do grupo nas eleições presidenciais. Ele reforçou que somente um projeto unificado poderá enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. “É muito importante nós unificarmos todo o campo político de centro e da direita, porque senão nós não vamos ganhar a eleição”, alertou.
O presidente do PP também confirmou que participará, ainda nesta segunda-feira, de uma reunião com Flávio Bolsonaro para discutir os próximos passos da estratégia eleitoral. O encontro deverá reunir ainda o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e representantes do União Brasil e do Republicanos. “Eu estarei hoje reunido com ele na sua casa para ouvi-lo, o que é que ele pensa, para que a gente tome a decisão. Eu tô indo com o presidente Rueda para essa reunião. Acho que o presidente Valdemar vai participar. O presidente do Republicanos também foi convidado”, afirmou.
Nogueira destacou que o objetivo central é evitar rupturas internas e garantir que a direita apresente um nome competitivo e de consenso. “O que o Brasil não pode é perder a próxima eleição”, concluiu.