Nesta segunda-feira (30), Murilo Coelho Pires de Almeida, presidente do Observatório Social do Brasil – Campos Gerais, e Isabelly Gonçalves da Silva, coordenadora do Observatório estiveram no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), contando detalhes sobre a plataforma “Acompanhe seu Vereador”.
Leia os principais pontos da entrevista:
O Observatório
O Observatório Social do Brasil, conforme conta Murilo, faz parte de um sistema focado em dois principais pontos, são eles: controle das contas públicas e análise da atividade legislativa nas Câmaras Municipais dos municípios; e, apesar de não estar presente em todas as cidades, busca a expansão, conta o presidente do Observatório em Ponta Grossa.
Em forma de associação, o Observatório faz uma análise padronizada e não tem viés político ou partidário, “em nenhum momento os membros dos nossos observatórios, em nível nacional, os quais contam mais de 200 (…), trazem sua ideologia para o trabalho”, afirma o presidente.
A instituição não governamental busca trazer dados da forma mais clara possível para a população, que muitas vezes não tem tempo ou conhecimento específico jurídico para acompanhar os projetos realizados pelos vereadores ou prefeitos.
Murilo ainda declara que o órgão possui apoiadores para que este trabalho possa ser realizado, sendo um dos principais a Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG).
Fiscalização
Quando questionado sobre o trabalho da entidade sobre projetos aprovados que são reprovados pela maioria da população, ele declara que “nós não somos um órgão julgador, não criamos uma condenação à Câmara”. Ele diz que a associação identifica a irregularidade, notifica a Câmara e comunica o órgão julgador quando identificada inconstitucionalidade, seja ele o Tribunal de Contas ou outro qualquer.
Uma frase que permeia o trabalho do Observatório é “indignar-se é importante, mas ação é fundamental”. Existem situações na administração pública que não são as mais ideais, mas “só reclamar não adianta, tem que colocar a mão na massa”, declara Murilo.
A plataforma
O ‘Acompanhe seu Vereador’ é realizado dentro da Câmara Municipal de Ponta Grossa, conta Murilo. No trabalho realizado dentro da Casa são observados projetos de leis, moções, indicações e gastos realizados pelos parlamentares.
Após a observação, os dados são colocados dentro de uma plataforma de gráficos que pode ser encontrada dentro do site do Observatório e que especifica para a população todo o trabalho feito pelos vereadores em Ponta Grossa, entre eles os gastos dos parlamentares e ausências nas sessões.
Ele diz que, por mais que esses dados estejam disponíveis no Portal da Transparência, é difícil a visualização. A plataforma torna essa conferência de forma fácil para o cidadão ponta-grossense.
Conheça a plataforma clicando aqui.
Confira a entrevista na íntegra: