Na sessão desta segunda-feira (26), os vereadores aprovaram em primeira discussão, o Projeto de Lei 82/2025 que regulamenta a criação da Telessaúde em Ponta Grossa. De autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Julio Küller (MDB), a proposição pretende expandir o acesso aos serviços de saúde, aprimorar a qualidade dos serviços de saúde e reduzir as filas de espera, otimizando o tempo dos profissionais de saúde.
De acordo com o projeto, a modalidade de Telessaúde funcionará de cinco maneiras: Teleconsulta, Teleinterconsulta, Telediagnóstico, Telemonitoramento e Teletriagem. Na Teleconsulta, o médico poderá prestar atendimento ao paciente de forma virtual, em caso de doenças crônicas, a consulta presencial deverá ser feita dentro do período de 180 dias.
Na justificativa do PL, Júlio Küller defende que o uso da tecnologia ajudará a desafogar o fluxo de trabalho, permitindo que o acesso à saúde demore menos tempo, além de diminuir o deslocamento de pacientes que morem em regiões mais distantes da cidade. “A Telessaúde permite que pacientes localizados em áreas rurais tenham acesso a acompanhamento médico sem a necessidade de deslocamentos onerosos e demorados”, defende.
da CMPG