A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29), segundo o Ministério da Justiça. Ela foi condenada a 10 anos de prisão pela invasão hacker do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Para a deputada federal Lenir de Assis (PT-Paraná), a detenção é mais um avanço rumo à punição dos golpistas do 8 de Janeiro. “A prisão de Carla Zambelli (PL-SP) é uma vitória da democracia! Condenada a 10 anos pela invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça, a bolsonarista estava escondida na Itália. Acabou o tempo da impunidade: o cerco está se fechando para os golpistas. É sem anistia”, comentou.
Zambelli foi detida na Itália. O STF decretou no dia 5 de junho a prisão da deputada e, desde então, ela estava foragida da justiça brasileira e na lista de procurados da Interpol. Segundo fontes da PF, a deputada foi presa em seu apartamento, em Roma.
O deputado italiano Angelo Bonelli publicou nas redes sociais que havia informado a polícia italiana sobre qual endereço Zambelli estava escondida. Ele também compartilhou um vídeo em que a brasileira aparece empunhando uma arma nas ruas de São Paulo. Em entrevista para a Globo News, ele explicou suas motivações. “Eu fiz uma interpelação, porque quando escutei a Carla Zambelli dizendo que tem cidadania italiana e que estava intocável, eu disse ‘não é possível que uma pessoa pode falar assim’”, disse.
A deputada deve ser extraditada para o Brasil, onde começará a cumprir a pena de 10 anos em regime fechado. A prisão não é preventiva, e sim definitiva: quando Zambelli fugiu do país, no final de maio, a justiça brasileira considerou que ela estava tentando escapar da lei.
da assessoria