Mabel Canto (PP) marcou presença como única deputada estadual convidada para participar na última sexta-feira (12), na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba, da Roda de Conversa sobre Liderança Feminina. O evento foi organizado pelo coletivo Antígona e pela Faculdade de Direito da UFPR.
Líder da bancada feminina na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), durante sua fala Mabel ressaltou a ausência de mulheres na história da política do Estado. “Em 171 anos, apenas 27 mulheres ocuparam cargos políticos. Hoje somos dez”, destacou. A deputada ainda contou passagens sobre a sua história política. “Eu venho de uma família política. Ouvi por várias vezes se tinha competência para estar ali, se meu pai era quem iria governar”, relatou ela que foi a primeira mulher da história a presidir uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Alep. A comissão a qual ela representa foi responsável por 30 projetos de lei em prol da mulher no Paraná.
O encontro contou com a presença da Ministra Maria Elizabeth Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM). “Esse encontro é tão importante. Ele faz a diferença e abre caminho para que a igualdade seja efetivada”, enalteceu a magistrada. A ministra ainda participou como palestrante no evento discutindo “O protagonismo feminino no Sistema de Justiça”. “Esse processo que estamos vivendo implica na sororidade, na busca efetiva do que a Constituição contempla de forma simplista que é a isonomia”, concluiu a magistrada.
Marcaram presença também na roda de conversa a Desembargadora Cristiane Tereza Willy Ferrari, a Desembargadora Priscilla Placha Sá, a coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR); a Desembargadora no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Lenice Bodstein, a defensora pública do Paraná, Lívia Martins Salomão Brodbeck e Silva, a vereadora de Foz do Iguaçu (PR), Anice Gazzaoui, professoras da UFPR e advogadas.
Das assessorias.