Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025

Dilma Rousseff segue internada na China; saiba mais

Ex-presidente apresenta quadro estável e deve receber alta em breve
2025-02-24 às 16:17

A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, de 77 anos, foi internada na última sexta-feira (21) no Shanghai East International Medical Center, na China, após apresentar pressão alta, vômito e tonturas. A informação foi confirmada por representantes do hospital e divulgada por veículos de imprensa brasileiros.

Dilma, que atualmente ocupa o cargo de presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos BRICS, está sob cuidados médicos e apresenta melhora contínua. Segundo fontes hospitalares, o quadro não é grave, e a previsão é de que ela receba alta na terça-feira (25).

Devido à internação, Dilma cancelou sua participação na reunião de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais dos países do BRICS, que ocorre em Cape Town, na África do Sul. A ex-presidente mora na China desde 2023, quando assumiu a liderança do NDB. Recentemente, o governo brasileiro negociou a extensão de seu mandato à frente da instituição por mais cinco anos.

Dilma Rousseff presidiu o Brasil entre 2011 e 2016, sendo afastada do cargo após um processo de impeachment em seu segundo mandato. Atualmente, sua atuação no Banco dos BRICS tem sido marcada por negociações estratégicas entre os países membros do bloco econômico.