Eduardo Pimentel assina termo de cooperação pela sustentabilidade com Assembleia Legislativa | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Eduardo Pimentel assina termo de cooperação pela sustentabilidade com Assembleia Legislativa

2023-11-07 às 15:59
Prefeito em exercicio Eduardo Pimentel, Pres. da Alep Ademar Traiano e demais autoridades realizam plantio de árvores e instalação de colmeias do Jardins de Mel na ALEP. Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, assinou nesta terça-feira (7/11) o termo de cooperação técnica entre o Município de Curitiba e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para promover o desenvolvimento sustentável na região.

Trata-se de uma união de esforços para a gestão associada de programas, transferência de conhecimento, formação de equipes conjuntas e a promoção da gestão ambiental.

Eduardo Pimentel destacou que a parceria faz parte de um movimento histórico.

“É uma iniciativa simbólica e importante, um trabalho de parceria da Prefeitura com todos os deputados da Assembleia Legislativa e seus corpos técnicos, nesse momento em que a prioridade em todo mundo é promover a sustentabilidade”, disse o prefeito em exercício.

O evento aconteceu no Jardim da Alep e reuniu representantes das duas instituições. Assinaram também o documento o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Ademar Traiano, e o primeiro secretário, Alexandre Curi.

Projetos sustentáveis

Foram instaladas na área externa da Assembleia Legislativa três caixas de abelhas nativas sem ferrão do projeto Jardins de Mel da Prefeitura de Curitiba. Além disso, foi realizado um trabalho de paisagismo ao redor das caixas, contribuindo para a preservação da biodiversidade e a produção de mel.

O projeto 100 Mil Árvores para Curitiba também faz parte da parceria e envolve o plantio de ipês amarelos na Alep, contribuindo para a ampliação da cobertura vegetal na cidade. De acordo com Eduardo Pimentel, pelos projeto criado em 2019 já foram plantadas 430 mil árvores em Curitiba.

O programa Ecocidadão também foi destaque. O programa envolve a capacitação de agentes públicos e da comunidade em questões ambientais, bem como a coleta de resíduos recicláveis. Graças ao trabalho de educação ambiental com a comunidade, a quantidade de resíduos recicláveis destinados ao programa aumentou significativamente.

Além disso, a iniciativa destina rejeitos da reciclagem para aproveitamento energético em cimenteiras, contribuindo para a redução de resíduos enviados para aterros sanitários e promovendo a responsabilidade social.

O Termo de Cooperação está em conformidade com o PlanClima, o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas do Município de Curitiba. O acordo tem como foco a promoção da educação ambiental e a mudança de comportamento da população, direcionados à mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Participaram do evento o ex-governador do Paraná Orlando Pessuti e os deputados estaduais Marcia Huçulak, Mara Lima e Goura.

da Prefeitura de Curitiba