Da assessoria
Candidata à reeleição pela coligação ‘A força da verdade’ (União Brasil/MDB), a prefeita Elizabeth Schmidt (União) destacou os excelentes resultados de Ponta Grossa no Ranking de Competividade dos Estados e Ranking de Competitividade dos Municípios – divulgado nesta semana pelo IBGE: o estudo coloca Ponta Grossa entre as 100 melhores para viver no Brasil e mostra saltos significativos em áreas como gestão fiscal, saneamento básico e emprego formal.
O crescimento da renda média do trabalho formal subiu 68 posições, enquanto a cidade viu um aumento significativo no emprego formal: a abertura de empresas melhorou 42 posições, colocando Ponta Grossa em 17º lugar nacionalmente. A geração de emprego, inclusive, é resultado de um ambiente econômico mais favorável no Município: nos últimos três anos e meio, PG teve a instalação de novas indústrias, capacitação de mão de obra e a ampliação de empresas já instaladas no município.
Além disso, Ponta Grossa demonstrou uma gestão fiscal responsável, reduzindo o custo da máquina pública e melhorando significativamente sua taxa de investimento em sustentabilidade fiscal, com um salto de 122 posições. Neste cenário, uma das principais iniciativas na área de sustentabilidade é o programa Governo Sem Papel, que visa agilizar, simplificar e tornar mais seguros os processos administrativos municipais. Por meio dele, a população pode realizar mais de 400 modalidades de solicitações online, eliminando a necessidade de deslocamento presencial até a Praça de Atendimento da Prefeitura.
“Esses resultados mostram que Ponta Grossa está trilhando um caminho de desenvolvimento sustentável e competitivo, consolidando-se como uma cidade cada vez mais preparada para oferecer qualidade de vida e oportunidades para seus cidadãos. O Ranking de Competitividade reflete esse progresso e nos incentiva a continuar avançando, fomentando práticas inovadoras e justas que beneficiem toda a comunidade”, ressalta Elizabeth.
Além disso, Ponta Grossa subiu 83 posições na área de saneamento básico e alcançou o 28º lugar no Brasil, enquanto a educação também subiu de patamar e está entre as 50 melhores do país.
Ferramenta
O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisões, com foco na melhoria da gestão das cidades. A quinta edição, que teve os números divulgados nesta semana, analisa o total de 411 municípios com população acima de 80 mil habitantes.