Domingo, 22 de Setembro de 2024

Elizabeth quer ampliar potencial turístico de Ponta Grossa

2024-08-23 às 14:49
Foto: Divulgação

da assessoria

A prefeita Elizabeth Schimdt (União) destacou na quinta-feira (22) à noite, durante debate promovido pela Agência de Desenvolvimento de Turismo dos Campos Gerais (Adetur), que a meta é fortalecer ainda mais os polos turísticos de Ponta Grossa como Itaiacoca, Guaragi e Buraco do Padre, fomentando ainda mais o turismo. O encontro que contou com a presença da candidata pela coligação ‘A força da verdade’ (União Brasil/MDB) foi na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg).

Ela ressaltou que o município tem um potencial turístico muito grande e que várias ações já são desenvolvidas para impulsionar o setor, explorando as riquezas naturais e culturais. “É um número expressivo de ações para fortalecer nossa potencialidade turística. A cada um real investido, voltam cinco. Para o próximo ano, o investimento na área será de cinco milhões de reais”, ressaltou.

Quanto à infraestrutura, Elizabeth disse que a Prefeitura já investe em qualificação profissional em parceria com Sebrae, Senac e outros órgãos para profissionalizar os atores que trabalham no setor como taxistas, destacando ainda que será preciso contratar mais turismólogos e guias turísticos. Sobre a questão logística, também revelou que toda a documentação necessária para a encampação do Aeroporto Sant’Ana pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) já está pronta, o que deverá fomentar ainda mais o turismo em Ponta Grossa e região.

Ações em várias frentes

A candidata à reeleição também destacou diversas ações desenvolvidas e que valorizam a cidade e os profissionais. “Já temos 54 produtos feitos pelos nossos artesãos que são vendidos aqui, o Fotografe Ponta Grossa, o fomento às cervejarias artesanais, o alcatra no espeto, e a própria maltaria, que é um chamariz para o turismo”, disse.

Sobre educação para o turismo, frisou inúmeros projetos realizados, como o ‘Sinapses Criativas’, visitas aos museus e a Vila Hilda pelas crianças, além de todo o material didático ser voltado ao turismo com o objetivo de aprender sobre pertencimento.

Respondendo ao público presente, Elizabeth falou sobre o como o turismo está abordado no Masterplan, conjunto de estudos que norteia o futuro de Ponta Grossa. “Nós vamos investir no Jardim Botânico para a cidade e, para o Distrito Industrial, temos um projeto voltado também ao meio ambiente que será o plantio de árvores em todas as ruas, além de valorizar a Colônia Tavares Bastos”, afirmou.

Finalizando sua participação, ressaltou que a proposta é promover cada vez mais o turismo. “Vamos fazer eventos turísticos, qualificação profissional e fomentar a economia da cidade que já é o terceiro Destino Turístico Inteligente do Brasil”, disse.

Avaliação

O presidente da Adetur, Guilherme Forbeck, destacou a importância de debater o turismo com os candidatos a prefeito da região. “Precisamos ouvir os candidatos, debater e entender as propostas voltadas ao turismo, por ser um setor importante para o desenvolvimento da economia das cidades”, destacou.