Em um encontro realizado em Curitiba nesta sexta-feira (08), vereadoras eleitas de diversas regiões participaram da abertura de um curso de formação promovido pela Fundação Perseu Abramo. Além de ser um momento de capacitação, o evento proporcionou uma troca de ideias sobre os próximos desafios do Partido dos Trabalhadores (PT).
A deputada federal Gleisi Hoffmann enfatizou a importância desse encontro para unir forças e compartilhar experiências. “É importante nos reunirmos e sabermos que estamos na mesma trincheira, nas mesmas lutas e enfrentando as mesmas dificuldades”, destacou Gleisi. Ela ressaltou o aumento significativo da participação feminina no PT. “Conseguimos ampliar o número de mulheres eleitas no PT em todo o Brasil em quase 40%. Tivemos 36% de candidatas mulheres e ocupamos 25% das cadeiras para mulheres. Em 2020, eram 20%. Avançamos, mas ainda são números que mostram o desafio de competir na política.”
Gleisi também trouxe dados importantes sobre a representatividade racial nas eleições. “Entre as mulheres eleitas do PT, 54% são negras. Fiquei muito feliz com esse dado”, comemorou.
Apesar dos avanços, a deputada destacou que a política ainda é um ambiente desafiador para as mulheres, com estruturas e códigos predominantemente masculinos. “As mulheres estão presentes nas lutas sociais, na saúde, na educação, na assistência social, mas ainda não conseguimos ter uma presença forte no processo decisório. É por isso que precisamos estar firmes e determinadas em transformar a forma como a política é feita.”
Ela ainda comentou sobre as declarações da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, que sugeriu papéis hierarquizados entre homens e mulheres. “Estamos aqui para construir uma sociedade justa e igualitária, onde o homem não toma a frente e a mulher fica relegada ao social. Eu não entrei na política para isso. Não podemos ter medo de enfrentar esse discurso”, pontuou.
Nas eleições de 2024, o PT conseguiu eleger 876 mulheres entre prefeitas, vereadoras e vices em todo o país. A partir do ano que vem, 43 prefeituras serão lideradas por mulheres do PT e cerca de 60 companheiras atuarão como vice-prefeita. “Seguimos juntas na luta para que as mulheres cada vez mais sejam protagonistas na construção de uma política inclusiva e transformadora”, finalizou Gleisi.
Da assessoria