Nesta terça-feira (09), o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista da China (PCCh) se reuniram em Pequim para o VII Seminário Teórico. A delegação do PT contou com a presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann, e foi recebida pelo ministro do departamento internacional do Comitê Central do PCCh, Liu Jianchao.
“Nossos partidos fazem 40 anos de relações políticas constituídas. A primeira delegação petista a visitar a China foi em 1984. A delegação deste ano e a presença no seminário teórico é a maior de nossa história, convidada pelo partido chinês”, destacou Gleisi em suas redes sociais. A parlamentar ressalta que o estreitamento de laços entre os dois partidos é considerado muito importante devido à importância econômica, comercial e política da relação entre os países.
Durante o evento, Gleisi leu uma correspondência do presidente Lula saudando a realização do seminário, e Liu Jianchao leu correspondência no mesmo sentido do presidente Xi Jinping. “Ambas enaltecem a cooperação entre os dois países e os dois partidos e reafirmam o compromisso de desenvolvimento compartilhado, com modelo mais inclusivo e sustentável, para ambos os países e para o mundo”, afirmou Gleisi.