há 2 horas
Heryvelton Martins com assessorias

Grupos de estudantes protestaram na tarde dessa segunda-feira (2) em frente à Câmara Municipal e à Prefeitura de Ponta Grossa. O ato cobrou o cumprimento da lei do passe livre, que já foi sancionada. A manifestação foi organizada pelos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) da UEPG e da UTFPR, além da União da Juventude Socialista (UJS), União Paranaense dos Estudantes (UPE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Durante o protesto, os participantes relataram repressão por parte da Guarda Civil Municipal.
Como a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) não estava no prédio, os estudantes foram recebidos pela chefe de gabinete, Enya da Luz. Em conversa restrita, a secretária afirmou que a prefeitura enfrenta dificuldades financeiras devido a um impacto de R$ 10 milhões no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os estudantes, porém, rebatem o argumento. Eles afirmam que o benefício já consta no orçamento de 2026 aprovado pelos vereadores.
O movimento estudantil agora aguarda uma reunião oficial com a prefeita Elizabeth Schmidt, agendada para o dia 24 de março.