Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025

EUA anunciam novas sanções contra Brasil após condenação de Bolsonaro

Declaração de Marco Rubio aponta medidas contra o Brasil, enquanto governo Lula reafirma defesa da soberania e do Estado de Direito
2025-09-15 às 17:02
Reprodução / Montagem Migalhas

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou que os EUA irão implementar novas sanções contra o Brasil como resposta ao julgamento e condenação de Jair Bolsonaro. A previsão é que o anúncio ocorra na próxima semana, coincidindo com a visita da comitiva brasileira aos EUA para a Assembleia Geral da ONU, onde o presidente Lula promete denunciar o que considera violação da soberania brasileira. Rubio criticou o que classificou como colapso do Estado de Direito no Brasil, destacando ação judicial que teria perseguido Bolsonaro e ameaçado cidadãos americanos. Entre as possíveis medidas estão aumento de tarifas de importação, suspensão de vistos de ministros do STF, ações contra a família de Alexandre de Moraes, rompimento das relações diplomáticas e restrições a instituições financeiras brasileiras.

Especialistas em direito contestaram as acusações americanas, afirmando que o Estado de Direito no Brasil está funcional e que o processo legal contra Bolsonaro respeitou garantias e procedimentos legais. Essa é a primeira manifestação pública de Rubio desde a condenação de Bolsonaro a 27 anos de prisão por atentado contra a democracia, e segue após declarações anteriores do governo americano classificando o processo como uma “caça às bruxas”. O alerta de Rubio ocorre um dia depois do presidente Lula publicar um artigo no The New York Times reafirmando o compromisso com a soberania e a democracia brasileiras e elogiando a decisão do STF contra Bolsonaro.