Sábado, 24 de Maio de 2025

Exclusivo: Terceirizada da UPA Santa Paula afirma que aguarda pagamento da Prefeitura para quitar atraso com médicos

2022-10-27 às 12:10

Médicos terceirizados da UPA Santa Paula anunciaram na manhã desta quinta-feira (27) que estão em greve devido ao atraso no pagamento dos salários. No início da semana os trabalhadores já haviam feito redução nos atendimentos em protesto à situação. Apenas casos de emergência e urgência estavam sendo atendidos durante o período. Os profissionais pedem que sejam feitos os pagamentos referentes aos meses de agosto e setembro.

Em nota, a Prefeitura de Ponta Grossa afirmou que “recebeu o parecer jurídico que autoriza o pagamento das notas do último mês de contrato que já foram apresentadas pela empresa até o momento”. Ainda de acordo com o documento, a administração espera “comprometimento da empresa em repassar os valores devidos ao quadro médico” e que, mesmo com o prazo final sendo 30 de outubro, o pagamento deve ser efetuado ainda hoje.

Confira a nota na íntegra:

A Fundação Municipal de Saúde informa que recebeu parecer jurídico que autoriza o pagamento das notas do último mês de contrato que já foram apresentadas pela empresa até o momento.
Embora esteja dentro do prazo de execução dos pagamentos e com os demais em dia, a Fundação reitera que a medida visa atender a notificação extrajudicial encaminhada pelos médicos bem como ofício do Ministério Público que solicita medidas resolutivas para a situação.

Ressalta também que espera que o comprometimento da empresa em repassar os valores devidos ao quadro médico seja cumprido afim de evitar prejuízos no atendimento à população.

E com o parecer jurídico que autoriza o pagamento das notas do último mês de contrato que já foram apresentadas pela empresa até o momento, a Fundação reforça que, mesmo que tenha o dia 30 de outubro como prazo final, o pagamento deve ser efetuado ainda no dia de hoje.

O Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), responsável pelos profissionais contratados, afirmou em nota ao D’Ponta News que está finalizando as negociações com a Fundação Municipal de Saúde e que aguarda o repasse de verba para quitação dos pagamentos atrasados.

Leia na íntegra.

Posicionamento ISAC 27/10/2022

O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, que estava à frente da operacionalização e gestão conjunta da UPA Santa Paula, em Ponta Grossa, está finalizando as negociações com a Fundação Municipal de Saúde. Assim que o recurso for creditado em conta, o pagamento da fatura em atraso dos médicos será imediato.

A reportagem do D’Ponta News questionou o instituto sobre o destrato, até quando deve permanecer à frente das operações da UPA Santa Paula e também de quanto seria o saldo devedor da Prefeitura. Até a publicação desta reportagem não havíamos recebido retorno.

A reportagem fez os mesmos questionamentos para a Prefeitura de Ponta Grossa, solicitando, também, informações sobre quem deve assumir a responsabilidade pelos médicos que atendem na UPA Santa Paula e quanto tempo isso deve levar e aguarda posicionamento.
As respostas serão incluídas nesta reportagem quando recebidas.