Nesta primeira fase na região dos Campos Gerais o município de Tibagi será contemplado com uma das Unidades Odontológicas Móveis (UOM) entregues pelo governo federal nesta quinta-feira, 21 de agosto. No total, serão 400 unidades distribuídas a 400 municípios, durante cerimônia em Sorocaba (SP). Além de Tibagi nesta primeira entrega mais Cascavel , Laranjal, São Jerônimo da Serra irão ser atendidos.
Com investimento de R$ 152 milhões do Novo PAC Saúde, os novos veículos vão beneficiar 1,4 milhão de pessoas em todos os estados. A entrega marca a retomada, após 10 anos, de uma ação estratégica do Brasil Sorridente, que garante acesso à saúde bucal em regiões rurais, remotas e de difícil acesso.
A ministra Gleisi Hoffmann destacou os investimentos realizados na saúde pelo governo Lula. “Estamos retomando um programa que é motivo de orgulho para o Brasil. As Unidades Odontológicas Móveis representam cuidado, dignidade e inclusão, levando saúde bucal para quem mais precisa. É o governo do presidente Lula presente na vida das pessoas, com políticas públicas que transformam realidades.”
As UOMs levam atendimento odontológico a populações que têm dificuldade de acesso a esse serviço, como indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e assentadas.
Cada UOM é equipada com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, entre outros equipamentos essenciais para garantir a qualidade do atendimento odontológico. Para garantir mais segurança, eficiência e continuidade nos serviços, a previsão é que a frota seja renovada a cada 5 anos.
Das assessorias.