há uma hora
Assessoria

A ministra Gleisi Hoffmann cumpriu agendas em Curitiba neste final de semana. Na sexta-feira (5), participou de um grande encontro no Sindicato dos Bancários com centrais sindicais, movimentos sociais e culturais, mulheres, representantes da educação e diversas categorias profissionais. O evento foi marcado pelo diálogo aberto e pela escuta das demandas da sociedade, além da apresentação dos avanços conquistados pelo governo do presidente Lula.
Durante a atividade, entidades educacionais e culturais levaram suas reivindicações, mas também fizeram questão de reconhecer os investimentos e melhorias realizadas nos últimos anos. “As universidades trouxeram suas reivindicações, mas também reconheceram os avanços. Esse reconhecimento é muito importante. A cultura também está aqui e lembramos que houve um período em que queriam acabar com o setor. Extinguiram o Ministério das Mulheres e outros ministérios fundamentais, e o presidente Lula retomou essas políticas que garantem direitos e fortalecem o país, disse.
Ao comentar a conjuntura nacional, Gleisi destacou dois acontecimentos recentes para o fortalecimento da democracia. “Nesses últimos dias, tivemos fatos históricos para a democracia brasileira. O processo que investigou a tentativa de golpe avançou com respeito ao devido processo legal. Não houve arbitrariedade, nem prisão inconsequente. Pela primeira vez na nossa história, militares envolvidos foram julgados pela Justiça comum. Isso tem uma importância enorme para o Brasil.”
Outra conquista destacada por Gleisi foi a aprovação do projeto de lei que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil. “Esse foi o projeto mais importante aprovado no Congresso, porque aumenta o imposto para quem ganha mais e enfrenta privilégios históricos. É uma medida estruturante no combate à desigualdade. Combater a pobreza é essencial, mas corrigir distorções e garantir justiça tributária é o que nos leva a um país mais equilibrado”, explicou.
A ministra lembrou ainda a recuperação de políticas públicas essenciais, desmontadas no governo anterior. “Estamos reconstruindo o país depois de recebermos tudo quebrado e programas totalmente desestruturados — do Farmácia Popular ao Minha Casa, Minha Vida. Mesmo assim, este governo já conquistou muita coisa e está entregando resultados concretos para o povo. Nós temos a maior taxa de desemprego da nossa história, com o maior aumento de renda média no Brasil”, pontuou.
No sábado (6), ela participou de reunião de Planejamento Estratégico do PT Curitiba. A ministra ressaltou a importância histórica da união entre o PT, movimentos sociais, trabalhadores e lideranças populares, que mantiveram viva a luta em defesa dos direitos do povo brasileiro. “Nós chegamos até aqui porque nunca abandonamos a trincheira de luta. É a união de forças de cada um de nós que nos trouxe até aqui e vamos seguir firmes para garantir a reeleição de Lula e dar continuidade a este projeto que está melhorando a vida do nosso povo”, concluiu.