Sábado, 06 de Setembro de 2025

Julgamento de trama golpista de Bolsonaro: Zanin marca sessões extras no STF

O julgamento do núcleo principal da trama já tinha sessões marcadas para a terça, quarta e sexta-feira da mesma semana
2025-09-05 às 19:37
Divulgação / Brasil de Fato

O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF, marcou sessões extras para o julgamento do núcleo principal da trama golpista envolvendo Jair Bolsonaro e outros réus. Essas sessões ocorrerão na próxima quinta-feira, 11 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 19h, cancelando a sessão do plenário do STF nesse dia. O pedido foi feito pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal.

As sessões de quinta se somam às já previstas para terça, quarta e sexta-feira da mesma semana. A expectativa é que, no último dia, seja tomada a decisão sobre eventuais penas. Na semana anterior, ocorreram as manifestações da acusação, feita pelo procurador-geral da República Paulo Gonet, e das defesas dos réus.

Após o relatório e os debates, os ministros da Primeira Turma votarão na seguinte ordem: Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A condenação ou absolvição será decidida pela maioria de três entre os cinco ministros. Existe a possibilidade de pedido de vista, o que pode suspender o julgamento temporariamente, mas o processo tem prazo máximo de devolução para julgamento em 90 dias.

Além do ex-presidente Jair Bolsonaro, estão entre os réus Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e Mauro Cid. Este julgamento é considerado crucial para o desfecho da acusação sobre a trama golpista.