O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (7) para criticar a Lei da Ficha Limpa. Embora tenha votado a favor da proposta quando ela foi aprovada, ele afirmou que, atualmente, a legislação serve para “perseguir políticos de direita”.
Em sua postagem, Bolsonaro destacou o caso do empresário Luciano Hang, que, segundo ele, está inelegível por oito anos. O ex-presidente apontou que Hang nunca disputou uma eleição, mas foi alvo de uma medida preventiva que o impediu de concorrer a cargos como o Senado, vice-presidência ou presidência da República.
Bolsonaro sugeriu que a lei seja alterada, defendendo uma possível revogação, com o argumento de que isso impediria futuras perseguições políticas. Ele afirmou que a decisão sobre a elegibilidade de um candidato deveria ser tomada pelo eleitor, e não por pessoas em Brasília.
O ex-presidente também mencionou que está trabalhando para reduzir o período de inelegibilidade de oito para dois anos, o que lhe permitiria disputar as eleições de 2026.
Veja no vídeo abaixo:
– Hoje, para que serve a Lei da Ficha Limpa, a não ser para perseguir a direita? pic.twitter.com/10SLsYUGXS
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 7, 2025
Informações: CNN Brasil