Nesta quarta-feira (02), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) sancionou a Lei n° 15.522/2025, de autoria do vereador Geraldo Stocco (PV), que institui e inclui no calendário oficial do município o ‘Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Apert’, a ser comemorado anualmente em 30 de outubro.
A partir da sanção da lei, fica instituída a data, que visa ampliar o conhecimento da população sobre essa condição genética rara; promover a inclusão social das pessoas diagnosticadas e apoiar as famílias que convivem com os desafios impostos pela síndrome. Além de ser uma oportunidade para dar visibilidade às lutas e conquistas de famílias e associações que se dedicam à causa, fomentando o engajamento da sociedade civil em prol de um município mais empático e acolhedor.
Autor do projeto que deu origem à lei, o vereador Geraldo Stocco (PV) explica sobre a importância do projeto para o município. “Esse projeto é muito importante para levar informação sobre a síndrome, além de contribuir na promoção de políticas públicas que possam auxiliar os portadores e as famílias na garantia de melhores condições de tratamento e direitos no acesso ao sistema de saúde”, disse o vereador.
O texto da proposta realizada pelo vereador ainda reforça a importância da instituição de datas específicas no município, como uma forma de levar informação, combater o preconceito e estimular políticas públicas inclusivas, bem como apoiar campanhas educativas que promovam o respeito à diversidade humana e o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência.
da CMPG