Mais da metade da população brasileira apoia a imposição de medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. A percepção pública também revela desconfiança em relação às intenções de Bolsonaro, com muitos acreditando que ele cogitava deixar o país para evitar a Justiça.
As informações são do portal Metrópoles, com base em levantamento realizado pelo instituto Datafolha. Segundo os dados, 55% dos entrevistados disseram concordar com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e acreditam que Bolsonaro poderia ter tentado fugir do país para escapar do julgamento relacionado à tentativa de golpe de Estado.
Dentro desse grupo, 44% apoiam integralmente as medidas, enquanto 11% se dizem parcialmente favoráveis. Já 41% dos participantes afirmaram ser contrários à decisão judicial, sendo que 32% rejeitam totalmente as medidas e 9% apenas em parte.
A pesquisa ouviu 2.044 pessoas com 16 anos ou mais, em diferentes regiões do país, entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.