Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Marcelo Belinati veta Lei do Comércio 24h em Londrina

2023-05-03 às 15:53
Foto: Divulgação

O prefeito de Londrina Marcelo Belinati Martins vetou, nesta terça-feira (2), o Projeto de Lei nº 2/2021, que visava alterar o Código de Posturas Municipais para permitir que as atividades de comércio varejista, de modo geral, funcionassem todos os dias durante 24 horas.

O prefeito registrou seu reconhecimento aos empresários londrinenses pela vontade de estender o horário de funcionamento de suas lojas. “Tomei a decisão de vetar o projeto, considerando que, infelizmente, o poder de compras do cidadão brasileiro está baixo. Em cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e outras de grande densidade populacional, o comércio não funciona 24 horas”, explica Belinati.

Ele ainda acrescenta que alguns restaurantes e lanchonetes que operavam dia e noite, em Londrina, reduziram o tempo de funcionamento, devido ao momento econômico do país.

Segundo o prefeito, uma parcela significativa de pequenos e médios comerciantes manifestaram preocupação de serem prejudicados com a medida, “porque não teriam como competir com as grandes redes”. Ele também afirmou que o comércio aberto durante a madrugada traria risco à segurança de clientes, dirigentes e funcionários das lojas.

Belinati reforçou o pedido para que os vereadores acatem o veto, mantendo o comércio de Londrina aberto no horário tradicional como ocorre nos dias atuais.

com informações da assessoria