O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, expressou insatisfação com a atuação da Frente Parlamentar do Agro (FPA), liderada pelo deputado paranaense Pedro Lupion, em relação ao atraso na votação do orçamento federal. Segundo relato de uma conversa telefônica, Fávaro afirmou que a falta de aprovação do orçamento compromete a manutenção de políticas essenciais para o setor, como o Plano Safra.
De acordo com o ministro, até o momento foi possível manter algumas iniciativas, mas, desde ontem, apenas o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) está sendo sustentado. “Sem a votação do orçamento, não há como manter essa política”, declarou Fávaro. Ele destacou que, assim que o orçamento for aprovado, todas as ações, incluindo o Plano Safra, poderão ser retomadas normalmente.
Fávaro também criticou a postura dos parlamentares ligados ao agronegócio, acusando-os de priorizarem discursos e postagens em redes sociais ao invés de pressionarem pela votação do orçamento. “Aproveitem essa mesma energia para forçar a aprovação do orçamento”, afirmou o ministro.