Terça-feira, 14 de Maio de 2024

Na Agrishow 2024, Geraldo Alckmin destaca atuação do Governo Federal na agroindústria

2024-04-28 às 15:24
Foto: Reprodução/Instagram Agrishow

Durante abertura da Agrishow 2024, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, relembrou a força do setor, destacou a atuação do presidente Lula no agronegócio e o fortalecimento da agroindústria. A cerimônia solene do evento foi restrita a autoridades e, nesta segunda-feira, 29, a feira será aberta ao público. Estima-se que a Agrishow movimente cerca de R$ 13,2 bilhões em negócios durante seus cinco dias.

“Eu venho há mais de 20 anos aqui na Agrishow e ela só cresce, é um sucesso”, apontou em conversa com jornalistas. Em complemento, o vice-presidente reforçou o anúncio do LCD, letra de crédito para a indústria que vai tornar o crédito mais barato. “Também temos a depreciação acelerada para renovar máquinas e equipamentos, ganhar em produtividade, avançar mais com combustível do futuro”, apontou também como diferenciais que auxiliam o setor.

“Onde nós olharmos vamos ver a agroindústria crescendo, conquistando mercado. O presidente Lula tem trabalhado no sentido de abrir mais mercados com o Fávaro [ministro da Agricultura] e o Paulo Teixeira [Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar]. Foram 106 novos mercados, 60 países diferentes, estamos indo agora no fim do mês para a Arábia Saudita e China abrir mercado frigorífico e venda de produtos brasileiros. Esse é o bom caminho: pesquisa, desenvolvimento e inovação”, destacou.

Questionado sobre a importância de geração de negócios para a macrorregião e para o país, o vice-presidente a definiu como “fundamental”. “Precisamos de desenvolvimento, gerar renda, atrair investimento. É para isso que se faz a Agrishow, desenvolver novas tecnologias e fortalecer o setor produtivo”, afirmou.

Alckmin também falou sobre as iniciativas do governo com relação ao preço dos combustíveis: “o preço do combustível ele é de mercado, mas eu diria nós fizemos o que deveríamos ter feito aqui em São Paulo. Nós mantivemos o ICMS da gasolina em 25% e reduzimos o etanol para 12%, é menos da metade do imposto da gasolina. Então, esse estímulo tributário é muito importante. E a reforma tributária vai ajudar, que ela vai desonerar completamente o investimento e vai desonerar completamente a exportação”.

Plano Safra

Ao ser questionado sobre o projeto de incentivo ao setor agropecuário, o vice-presidente relembrou que o plano do ano passado foi de valor recorde. Apesar de não cravar uma data, Alckmin apontou que o Plano Safra 2024-2025 deve ser anunciado entre maio e junho.