Segunda-feira, 08 de Setembro de 2025

Novo viaduto na Monteiro Lobato pode melhorar trânsito em PG, aponta Aliel Machado

Projeto em estudo prevê a construção de um viaduto para beneficiar o acesso à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2025-09-05 às 16:26
Foto: Edu Vaz / D’Ponta News

O deputado federal Aliel Machado (PV) afirmou nesta sexta-feira (5), durante participação no programa Manhã Total da Rádio Lagoa Dourada (98.5 FM), que as discussões sobre a construção de um viaduto na avenida Monteiro Lobato, em Ponta Grossa, estão avançando junto ao Ministério da Infraestrutura, Trânsito e Transportes (Minfra). O investimento previsto para a obra é de aproximadamente R$ 25 milhões e já há laudo técnico apontando a gravidade da situação no local.

A proposta prevê a construção de um viaduto sob a linha férrea no bairro Jardim Carvalho, área que há anos registra congestionamentos e reclamações de motoristas devido ao intenso fluxo de veículos e à passagem constante de trens.

Relembre: Prefeitura de Ponta Grossa solicita à União projeto de viaduto na Monteiro Lobato

Aliel destacou durante a entrevista que a cidade permaneceu por muito tempo sem receber investimentos estruturais e que isso precisa ser revertido. Segundo ele, é fundamental que as disputas políticas fiquem em segundo plano. Ele reforça que tem trabalhado junto com outras lideranças. “Nós começamos com o objetivo de mudar isso”, disse, lembrando que já ouviu questionamentos sobre o fato de cidades mais novas, como Londrina e Maringá, terem recebido obras relevantes antes de Ponta Grossa.

O parlamentar contou que esteve com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar diretamente sobre a obra e garantiu que as conversas estão caminhando. “É uma obra de mais de 20 milhões de reais que envolve uma passagem por baixo da linha férrea por onde os veículos irão passar”, afirma.

Aliel reforçou ainda que a trincheira da Monteiro Lobato é considerada prioritária devido ao impacto que terá na mobilidade urbana, na segurança do trânsito e no desenvolvimento logístico da cidade. Ele ressaltou que o encaminhamento da proposta envolve a articulação de diferentes esferas de governo, mas demonstrou otimismo. “Cada um fazendo a sua parte, a gente consegue trazer resultados”, conclui.

Veja a entrevista na íntegra: