O planejamento financeiro da Prefeitura de Ponta Grossa para 2026 prevê um investimento significativo na educação, com milhões de reais destinados a diversos programas e obras. As metas incluem a ampliação do número de vagas na educação infantil e o aperfeiçoamento dos profissionais do setor. Segundo o documento, a meta da prefeitura é garantir vagas para todas as crianças de quatro e cinco anos na pré-escola.
Além disso, o projeto busca atender a 60% dos cadastros para creches (crianças de um a três anos), com prioridade para mães que trabalham e famílias em situação de vulnerabilidade. Para 2026, a meta é manter a matrícula de 7.626 crianças na pré-escola e 4.619 na creche, sendo que todas as matrículas na creche seriam em tempo integral. Na pré-escola, a expectativa é de 6.502 crianças em tempo integral.
Para viabilizar as metas, a LDO prevê a contratação de 889 profissionais por concurso público e de 532 estagiários para suprir as vagas efetivas e temporárias na educação. A formação continuada para professores, merendeiras, serventes e coordenadores pedagógicos da educação infantil e do ensino fundamental também é uma prioridade, com a meta de alcançar entre 95% e 100% de participação desses profissionais.
O investimento também contempla a construção, reforma e ampliação de 71 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e de duas escolas da rede municipal. A aquisição de equipamentos e material permanente para o ensino fundamental e para a educação infantil também está prevista. O documento, publicado em 9 de setembro, alinha o orçamento para 2026 com o Plano de Governo 2025-2028 e com o Plano Municipal de Educação (Lei 12.213/2015). O gerente do programa, Joana D’Arc Panzarini Egg, é a responsável pela administração do orçamento do setor.