Estudo do Paraná Pesquisas, realizado entre 25 de agosto e 1º de setembro e divulgado nesta terça-feira (02), mostra que o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, surge como um dos nomes competitivos na corrida para o Senado em 2026.
Em um dos cenários estimulados (quando são apresentados nomes dos possíveis candidatos), Beto Preto alcança 19,7% das intenções de voto, ficando atrás apenas de Ratinho Junior (67,5%) e Alvaro Dias (40,8%). Já em uma segunda simulação, contra nomes como Cristina Graeml, Alexandre Curi, Filipe Barros, Renato Freitas, entre outros, seu desempenho melhora, chegando a 20,6%.
O levantamento ouviu 1.005 eleitores de Curitiba e Região Metropolitana e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%. Os dados indicam que Beto Preto consolida presença relevante na disputa, sobretudo considerando que em 2026 duas vagas ao Senado estarão em jogo. Vale lembrar que em 2022 Beto foi eleito deputado federal, sendo o quarto candidato mais votado do Paraná, com 206.885 votos. Posteriormente, a pedido do governador Ratinho Junior, ele retornou ao cargo de secretário de Saúde do estado.