A deputada estadual Mabel Canto (PP), o deputado estadual Alexandre Amaro (Republicanos), a vereadora Joce Canto (PP) e o vereador Leandro Bianco (Republicanos) estiveram em reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, nesta terça-feira (27), onde solicitaram a realização de um estudo de viabilidade para que a Delegacia da Mulher em Ponta Grossa passe a funcionar 24h por dia. A proposta visa garantir atendimento contínuo, especialmente durante o período noturno, fins de semana e feriados, momentos em que muitas vítimas encontram dificuldades para registrar ocorrências e buscar ajuda.
Outra reivindicação apresentada foi a criação imediata de uma sala lilás na 13ª Subdivisão Policial. O espaço para atendimento durante o plantão, deve acolher mulheres e crianças vítimas de violência, com o objetivo de oferecer um ambiente mais sensível e humanizado no atendimento, especialmente em situações de vulnerabilidade.
Mabel, como líder da Bancada Feminina, já havia apresentado um pedido semelhante após a promulgação da Lei Federal nº 14.541/2023, que determina o funcionamento das Delegacias da Mulher durante 24h por dia. “Neste momento, estamos atendendo ao pedido dos vereadores e das mulheres de Ponta Grossa. Agradecemos ao coronel Hudson por nos receber. Esta é uma pauta urgente e necessária, e temos certeza de que o Governo do Estado será sensível a essas demandas. Nosso compromisso é garantir mais segurança, acolhimento e dignidade para as mulheres”, destacou a deputada.
O deputado Amaro reforçou a importância do encontro:
“Apresentamos ao secretário Hudson, propostas para aprimorar o atendimento às mulheres de Ponta Grossa, como a necessidade de um espaço específico para acolher mulheres vítimas de violência doméstica e a importância de oferecer aulas de defesa pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo mais segurança e autonomia”, pontua.
A vereadora Joce ressaltou que essa é uma demanda “que nós, vereadores, que estamos na ponta, acabamos recebendo todos os dias. Por isso, solicitamos aos nossos deputados que intercedessem pela segurança das nossas mulheres”.
Já o vereador Bianco frisou a importância de ações concretas. “Juntamente com a vereadora Joce Canto, com o auxílio da deputada Mabel e do deputado Alexandre Amaro, traremos resultados para nossa população. As pessoas querem mais ação e menos falação!”.
O secretário de Segurança Pública, coronel Hudson, agradeceu a presença dos parlamentares e demonstrou sensibilidade às demandas apresentadas. “Nada mais justo que esse pleito apresentado pelos deputados e vereadores da região seja visto com bastante respeito. Nós iremos até lá para ver esse espaço adequado para o acolhimento da mulher. Esse é o meu compromisso”, garantiu o secretário.
da assessoria