Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025

Pedido de impeachment de Alexandre de Moraes já tem 39 apoios

2025-08-06 às 11:40
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dois senadores do PL ainda não aderiram ao pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Romário (PL-RJ) e Eudócia Caldas (PL-AL) permanecem fora da lista de apoiadores da proposta, mesmo com a pressão crescente para que se posicionem.

As informações são da Gazeta do Povo. Segundo a publicação, a oposição ao ministro tem ganhado força nas últimas semanas, impulsionada por membros da direita e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). Apesar disso, Romário e Eudócia seguem como “indecisos” no site votossenadores.com.br, que acompanha a posição de cada parlamentar sobre o processo.

Romário, em especial, tem sido alvo de forte cobrança em suas redes sociais. Seus últimos posts no Instagram registraram aumento expressivo no volume de comentários pedindo apoio ao impeachment. No X, antigo Twitter, também há manifestações nesse sentido.

Até a manhã desta quarta-feira (6), 39 dos 81 senadores haviam declarado publicamente apoio à iniciativa, enquanto 19 se manifestaram contra. Outros 23 seguem sem definição, grupo que inclui Romário, Eudócia e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

A definição desse bloco será decisiva para o andamento do processo, já que são necessárias 41 assinaturas para que a denúncia seja considerada admissível e avance para uma comissão especial.

Entre os favoráveis ao impeachment, a maioria é composta por senadores de partidos de direita, com destaque para o PL. No entanto, integrantes do PSD também aparecem divididos. O pedido foi protocolado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que propôs um “pacote da paz” com anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro e afastamento de Moraes. Em contrapartida, todos os senadores do PT se posicionaram contra a abertura do processo.