Segunda-feira, 30 de Setembro de 2024

PF tem provas de que Bolsonaro tinha conhecimento da venda ilegal de joias nos EUA

2024-06-05 às 15:20
Foto: Marcos Corrêa/PR

A Polícia Federal vai incluir no relatório final do inquérito das joias provas que revelam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha conhecimento das operações ilegais de venda e recompra nos Estados Unidos dos acessórios de luxo que ele recebeu quando era mandatário.

As provas mostram que Bolsonaro foi informado sobre a operação e deu aval positivo para que ela acontecesse. As informações são da colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

O caso será encerrado em breve e terá o ex-presidente indiciado, segundo o colunista Lauro Jardim. Depois disso, a Procuradoria-Geral da República deve analisar o material e decidir se denuncia Bolsonaro.

Últimas diligências

As investigações mais recentes foram concluídas em maio, nos Estados Unidos. Nessa etapa, os investigadores obtiveram imagens inéditas e conduziram entrevistas que confirmaram detalhes sobre a venda e recompra ilegais das joias que faziam parte do “kit ouro branco”.

Esse conjunto de joias foi presenteado a Bolsonaro em sua visita oficial à Arábia Saudita, em outubro de 2019, e inclui um anel, uma caneta, abotoaduras e um rosário islâmico (“masbaha”), todos adornados com diamantes.

leia a matéria completa no iG