Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2025

PGR denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe; entenda

Acusação será analisada pela Primeira Turma do STF, que decidirá se ex-presidente se tornará réu; em declaração no Senado, ele disse não estar preocupado
2025-02-18 às 22:17

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro Braga Netto e mais 32 pessoas por participação em uma trama golpista para mantê-lo no poder após ser derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.

De acordo com a acusação, Bolsonaro cometeu crimes como organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do estado democrático de direito, dano qualificado contra patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado. A PGR afirma que Bolsonaro “liderou” a organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado.

A investigação lista provas que, segundo a PGR, comprovam que Bolsonaro analisou e pediu alterações em uma minuta golpista, que incluía a possibilidade de prisão de ministros do STF e do presidente do Senado. Também há indícios de que Bolsonaro e seus aliados atuaram para disseminar fake news e desacreditar o processo eleitoral, visando criar um ambiente favorável para uma intervenção militar.

A denúncia será analisada pela Primeira Turma do STF, que decidirá se Bolsonaro se tornará réu. Caso a denúncia seja recebida, inicia-se a fase de instrução do processo, com a coleta de provas e oitivas das partes. A expectativa é que o julgamento seja concluído até o fim deste ano, conforme o OGlobo.