Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

‘Plano Diretor de TI’ busca modernizar a gestão da prefeitura de PG

2023-05-26 às 17:50
Foto: Divulgação

Ferramenta vai melhorar a eficiência e a transparência da administração pública municipal

A prefeita Elizabeth Schmidt recebeu, nesta sexta-feira (26), o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC). A entrega foi feita pela secretária de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek, e o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação, juntamente com o diretor do departamento de TI, Samuel Moreira e equipe do departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O PDTIC vem sendo elaborado por funcionários do departamento de TI da secretaria de Administração e Recursos Humanos, em conjunto com a empresa Master House desde 2021, e deverá ser um marco na gestão pública da cidade. “Com essa ferramenta vamos aperfeiçoar e melhorar a eficiência e a transparência da administração municipal, proporcionando maior acesso à informação para a comunidade, oferecendo muito mais serviços para toda a população”, afirmou a prefeita Elizabeth. Ela ressalta ainda, que a implantação do PDTIC vai contribuir para a competitividade e desenvolvimento econômico, facilitando a integração e cooperação entre os diversos setores e órgãos da administração pública.

Na avaliação da secretária de Recursos Humanos, Cliciane Garczarek, o plano é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento e modernização da gestão pública, estabelecendo diretrizes e ações estratégicas para o uso da tecnologia no âmbito municipal. “A ferramenta vai proporcionar ainda o crescimento exponencial na utilização de recursos computacionais em todas as áreas e, em especial, na educação. Será também um balizador para ações e recursos a serem investidos pelo Município”, explicou.

Metas

Entre as principais metas a serem atingidas com a adoção do Plano Diretor de TI, estão a preparação da TIC de forma a garantir que suas metas e objetivos estejam alinhados ao Plano de Metas da prefeitura; proporcionar flexibilidade à TIC frente a cenários adversos ou modificações na estratégia do município; garantir que os recursos de TIC sejam utilizados de forma responsável e gerenciados de forma apropriada e assegurar que os recursos de TIC permaneçam atualizados de acordo com as tendências tecnológicas de mercado.

Outro objetivo que será alcançado com o PDTIC é o aumento da integração entre as secretarias e fundações e áreas de TIC, viabilizando o nível de satisfação dos usuários de TIC da prefeitura; e o fortalecimento da posição do município como referência tecnológica no estado do Paraná e no Brasil.

da assessoria