Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025

Ponta Grossa avança no plano municipal de promoção da igualdade racial

Conselho aprova projetos focados em educação, visibilidade e combate ao racismo na cidade
2025-08-28 às 14:34

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Ponta Grossa (COMPIR) promoveu avanços significativos para as políticas públicas da cidade em sua última reunião ordinária, realizada no início de agosto. O encontro, liderado pela presidente Cristiane de Fátima Zelenski, definiu a consolidação de um Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com foco em sua efetiva implementação.

Para a construção do documento, o conselho se inspirou no plano de Londrina, buscando adaptá-lo à realidade local para garantir a execução das ações. A elaboração será dividida entre os conselheiros para assegurar um texto robusto e com a participação ativa da sociedade civil e do poder público.

Outra iniciativa de destaque é a articulação de um projeto de letramento racial voltado para supermercados. A proposta envolve empregadores, entidades como a Associação Paranaense de Supermercados (APRAS) e o comércio local para capacitar agentes de segurança. A ideia é implementar uma abordagem pedagógica, já utilizada em escolas, que visa a educação étnico-racial e o combate ao racismo. A ação pode vir a se tornar um projeto de lei, ampliando seu impacto na cidade.

Além dos planos e projetos, o COMPIR aprovou ações de comunicação e representatividade. Entre as deliberações, estão o uso do símbolo do Baobá, árvore africana, em camisetas institucionais e a criação de um calendário afrocentrado para as redes sociais da prefeitura. O objetivo é dar maior visibilidade a datas importantes para a cultura negra, como o Dia da Mulher Negra e Latino-Caribenha, reforçando a conscientização na esfera pública e a promoção da cidadania ativa.