Ponta Grossa inaugura a sala ‘Mulher + Segura’ | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Ponta Grossa inaugura a sala ‘Mulher + Segura’

2023-11-24 às 19:29
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou, nesta sexta-feira (24), a sala ‘Mulher + Segura’. O espaço disponibilizado na sede da 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP) faz parte do Programa Mulher + Segura PG.

Resultado de uma parceria articulada entre o Município, Polícia Civil, Instituto Mundo Melhor e Depen, o local é destinado exclusivamente ao acolhimento de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade que buscam atendimento na delegacia da 13ª SDP.

“O acolhimento e suporte são essenciais para que as mulheres vítimas desse tipo de crime possam romper o ciclo de violência e reconstruir suas vidas sem medo e com dignidade. Por isso, a disponibilização de um espaço como esse é tão importante, pois demonstra nossa preocupação em proteger a dignidade das vítimas e oferecer apoio em um momento de extrema vulnerabilidade”, comenta a prefeita Elizabeth Schmidt, que também destacou a parceria entre diversas instituições para viabilizar o projeto.

“A união do Poder Público e da iniciativa privada foi essencial para que esse projeto fosse viabilizado. Sendo assim, agradeço aos nossos parceiros da Polícia Civil, MercadoMóveis, Instituto Mundo Melhor e Depen pelo apoio e pelo compromisso em tornar esta iniciativa uma realidade”, completa.

De acordo com a secretária municipal de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a proposta é oferecer estrutura diferenciada e condizente com as necessidades das vítimas.

“Nós entendemos que, na maioria dos casos, o momento em que a mulher busca ajuda também é o momento em que ela está mais fragilizada. Sendo assim, a existência de um espaço onde ela possa ficar sozinha, com mais conforto, onde ela se sinta acolhida, é muito importante para o processo de enfrentamento dessa violência. Outro ponto importante neste projeto é que a sala também conta com um espaço destinado às crianças, com literatura infantil para que os pequenos, que muitas vezes acompanham as mães, possam também se sentir acolhidos”, explica.

Para o delegado-chefe da 13ª SDP, Nagib Nassif Palma, a participação integrada entre os entes públicos, privados e a comunidade é essencial no fortalecimento da segurança pública e da proteção das mulheres vítimas de violência. Ele também ressalta o impacto positivo que a sala ‘Mulher + Segura’ trará para a população.

“Acho muito importante os projetos voltados às pessoas vulneráveis, especialmente voltados para as nossas mulheres, que a nossa Prefeitura tem capitaneado, tem participado, tem coordenado, inclusive recebendo vários prêmios nesse sentido. Acredito que é de suma importância esse projeto e será, certamente, muito eficaz na melhoria do atendimento da segurança pública, quer da Polícia Civil como de todos os órgãos”, finaliza o delegado-chefe.

da assessoria