Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Ponta Grossa realiza Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes

2023-05-05 às 16:43

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Comissão Municipal Intersetorial de Enfrentamento às Violências contra Criança e Adolescente – CEVES, realiza de 08 a 19 de maio a Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes.

A solenidade de abertura acontece na próxima segunda-feira (08), às 10h, no saguão da Prefeitura Municipal. Na quinta-feira (11), será realizada uma ação descentralizada com alunos de escolas particulares sobre Educação para a Paz.

Oficinas e palestras também estão programadas. De acordo com a presidente da CEVES, Cristiane Aparecida Maier, o objetivo é capacitar os profissionais que atuam na rede de proteção e atendimento às vítimas. “Nosso grande desafio é fazer com que a rede funcione de forma articulada e, para isso, o conhecimento técnico é fundamental”, afirma a presidente.

Além dos profissionais, as atividades da semana também envolvem a comunidade. No dia 18 de maio, data Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, será realizada uma grande mobilização com a distribuição de panfletos no Parque Ambiental e no Terminal Central.

“Todos nós temos o dever de proteger, prevenir e de atuar em caso de uma violação de direitos. Cada um pode fazer a sua parte. É comum a criança escolher uma pessoa para relatar uma situação de violência, o que nós chamamos de revelação espontânea. Então a comunidade tem que saber como agir, como buscar ajuda”, explica Cristiane.

A programação inclui ainda uma exposição com o tema “Que roupa estava vestindo?”, que fica em cartaz na Estação Arte, de 15 a 19 de maio. O evento é aberto ao público que vai poder ver de perto as roupas que crianças e adolescentes vestiam quando foram vítimas de abuso.

A oficialização do fluxograma de atendimento da rede de Ponta Grossa marca o encerramento da semana. “O nosso trabalho será padronizado. A ideia é que toda a rede siga os mesmos procedimentos para garantir a efetiva proteção das crianças e adolescentes”, finaliza a presidente.

A programação completa pode ser acessada no link: https://drive.google.com/file/d/1Y0VtmhPcFP96isT3fGPFKw70Lha5MVg0/view?usp=share_link

da assessoria