Segunda-feira, 30 de Setembro de 2024

Ponto de Vista: “O governo do Paraná é um grande viabilizador de grandes empreendimentos”, destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços Ricardo Barros

2024-06-06 às 18:27

Com exclusividade ao Ponto de Vista, programa apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, falou sobre o bom momento da economia paranaense.

Bom momento da economia paranaense e inauguração da Maltaria

Ricardo esteve presencialmente nos estúdios da Rede T, em Ponta Grossa, e destacou o bom momento da economia paranaense. Nesta quinta-feira (6), aconteceu a inauguração da Maltaria Campos Gerais. A planta, fruto de um investimento de R$ 1,6 bilhão das cooperativas Agrária, Frísia, Castrolanda, Capal, Bom Jesus e Coopagrícola, terá capacidade para produzir 280 mil toneladas de malte por ano.

“Foi inaugurada a Maltaria aqui em Ponta Grossa, que é a maior do Brasil e é muito importante para a economia regional. Seis cooperativas foram consorciadas para fazer o investimento e tivemos a presença do governador [Carlos Massa] Ratinho Junior e do vice-governador Darci Piana, além de vários deputados, prestigiando esse evento”, ressalta o secretário.

Ricardo destaca que o governo tem um papel importante em todos os grandes investimentos que acontecem no Paraná. “Nós disputamos esses grandes investimentos com outros estados, porque não existe um empreendedor que se instale em um local sem realizar uma procura de onde o negócio dará mais resultado. Nesse momento que entra o Paraná competitivo com a nossa negociação e incentivos fiscais, dando possibilidade de o empreendimento se viabilizar e ser competitivo com outros que estão em outros estados e no próprio Paraná”, assegura.

Paraná competitivo

Ele aponta que o Paraná é muito atrativo para novos investimentos. “O governo do Paraná é, hoje, um grande viabilizador de empreendimentos, através da engenharia tributária que nós estabelecemos. É muito importante que a tributação permita que a empresa seja competitiva, então isso faz muita diferença e nos faz o estado mais atraente para grandes investimentos”, afirma. “Com isso, o estado cresceu 5,8% do PIB no ano passado. Esse valor do crescimento é superior ao da Índia, por exemplo, que foi o país que mais cresceu no mundo com 5,6%”, pontua.

O secretário comenta que existem muitas novas empresas que irão se instalar no estado e na região dos Campos Gerais. “Na próxima semana lançaremos, em Carambeí, uma fábrica da Ambev. Será mais um grande investimento para a região e Ponta Grossa também tem recebido muitas indústrias de porte por questão de logística, porque ela está próxima ao Porto de Paranaguá e tem muita mão de obra, além de uma boa qualidade de vida”, pondera.

Investimentos em várias regiões do PR

Ricardo assegura que busca um diálogo com os prefeitos para observar em quais pontos aquela cidade pode evoluir e quais os tipo de investimento que pode atrair. “Eu sempre pergunto para os prefeitos, durante as reuniões, o que a cidade deles ‘quer ser quando crescer’. Eu questiono no que aquela cidade quer ser melhor que as demais e como pretender ser competitiva para atrair novos investimentos”, ressalta. “Se você observar cidades como Cianorte, que é a capital do vestuário e tem 20 mil empregos em confecções, o algodão, a tecelagem e o mercado não estão lá. Por que eles são competitivos? Porque alguém decidiu investir naquele segmento e quando você tem escala numa atividade econômica, consequentemente se tornará competitivo naquela atividade e a partir disso tem capacidade de atrair os investimentos daquele segmento”, complementa.

Ele pontua que o cooperativismo e o associativismo fortalecem o estado e aumentam a sua competitividade. “As cooperativas investem na sua base de cooperados, então elas prestigiam as suas regiões de influência. Se você observar o oeste do estado hoje, ele é um grande PIB industrial de frango e suíno. É realizado o processamento de proteínas e posteriormente de comidas prontas, então eles estão subindo na cadeia de valor agregado”, finaliza.

Confira a entrevista na íntegra

Ponto de Vista 

Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz;  T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa  99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.