Sábado, 05 de Julho de 2025

Pré-candidato a prefeito de PG, Elizeu Kocan destaca a sua trajetória nos bastidores da política e objetivos para a cidade

2023-10-09 às 14:50

O Dr. Elizeu Kocan, comentou sobre a sua trajetória nos bastidores da política, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (09).

O advogado foi lançado como pré-candidato a prefeito de Ponta Grossa, pelo partido Solidariedade (SD), durante evento realizado na última quinta-feira (5). Na ocasião também ocorreu a posse da nova diretoria do partido no município, que tem Kocan como presidente, e a filiação dos pré-candidatos a vereadores da sigla.

Histórico profissional

Ele comenta que atua como advogado, mas que também sempre atuou nos bastidores da política. “Eu sou advogado há 14 anos e atuar nessa área sempre foi meu sonho. Gosto muito de direito público, faço direito eleitoral e sempre atuei nos bastidores da política”, destaca. “Após algumas conversar com amigos nos últimos dias resolvemos aceitar um desafio maior, que é discutir a cidade de Ponta Grossa”, complementa.

Atuação nos bastidores

A atuação de Elizeu nos bastidores da política já vem de um longo período, segundo ele. “Eu trabalho na área de assessoria jurídica com o Marcio Pauliki desde 2011, quando fiz a primeira eleição juntamente com ele em 2012 [candidato a prefeito] o ajudando na questão política e também na jurídica”, ressalta.

“Em uma conversa com ele há cinco meses, ele confessou que não seria candidato. Eu falei para ele que se não fosse candidato, criaríamos um nome e um grupo para discutir a eleição e a cidade, porque não podemos ficar omissos nesse momento diante de tudo que está acontecendo na cidade”, acrescenta.

‘Começo da caminhada’

A partir dessa conversa, Elizeu aponta que Marcio o disse para construir esse grupo. “Eu coloquei meu nome à disposição e comecei o diálogo com alguns companheiros para começar uma caminhada na cidade. Tem sido surpreendente a receptividade da população em relação ao nosso grupo político e companheiros que estão somando conosco, e isso nos deixa feliz”, afirma.

O pré-candidato comenta que sempre se envolveu em pautas políticas desde a sua juventude, quando participava do movimento estudantil e lutava por pautas ligadas à categoria.

“Quando fizemos o pré-lançamento da nossa candidatura, muitas pessoas que estiveram comigo antigamente entraram em contato. Eu fiz parte do movimento estudantil em 2004, e desde aquela época já estávamos lá brigando pela meia-entrada e outras pautas”, pondera. “Eu fui presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, e depois de mim veio o Aliel [Machado]. Ele veio para o movimento, foi candidato a vereador, se elegeu, trabalhou juntamente com o Pércicles [de Mello] e consegui seguir nessa caminhada política vitoriosa dele”, pontua.

Após sair do movimento estudantil, ele foi para a universidade e foi presidente do Centro Acadêmico Carvalho Santos. “Na sequência dessa etapa eu segui a carreira profissional. Agora que eu me estabilizei nessa questão, assumirei esse desafio maior juntamente com os nossos membros partidários e começaremos a discutir um projeto para a cidade”, explica.

O que o motivou?

O pré-candidato disse que o seu principal objetivo é o de renovar o cenário político municipal. “Esse grupo político que está na cidade já ocupa esse cargo há mais de uma década, e nós temos acompanhado as últimas quatro gestões de forma bem próxima e resolvemos construir um candidatura própria no sentido de discutir a cidade de uma forma mais ampla com um projeto diferente para Ponta Grossa”, assegura.

O foco do projeto será voltado às principais carências que o seu grupo acredita que a cidade possui. “Hoje nós vemos uma realidade na questão da saúde e da insegurança pública que a cidade vive, que eu acredito ser um tema central que pautará as eleições do ano que vem. Também queremos discutir a educação e a mobilidade urbana, pois a cidade cresceu demais e não se vê um projeto definido em relação a isso”, pondera.

“O desenvolvimento social, o desenvolvimento econômico e a valorização do servidor público são temas centrais que discutimos na última quinta-feira e demos o primeiro passo dos sete pontos que discutiremos para o plano de governo”, finaliza.

Confira a entrevista completa: