Terça-feira, 15 de Abril de 2025

Prefeitura de Ponta Grossa prorroga contrato com VCG até 2026

Suspensão judicial da licitação impede avanço no processo de concessão do transporte público; Prefeitura renova contrato para evitar período sem transporte coletivo
2025-04-14 às 13:24

A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, anunciou nesta segunda-feira (14) a prorrogação do contrato com a Viação Campos Gerais (VCG) por mais um ano. Com isso, a empresa continuará operando o transporte público da cidade até junho de 2026, caso uma nova concessionária não seja selecionada antes desse prazo.

A decisão foi tomada devido à suspensão judicial da licitação para a nova concessão, que está paralisada desde o ano passado após um pedido de impugnação feito pela própria VCG. A empresa detém a concessão do serviço desde 2003 e já teve o contrato prorrogado quatro vezes.

Renovação da frota e continuidade do serviço

Além de estender o contrato, o aditivo publicado no Diário Oficial determina que a VCG adquira 25 novos ônibus em até seis meses. Segundo nota oficial da Prefeitura, os veículos seguirão as especificações técnicas previstas no edital suspenso, visando modernizar a frota e melhorar o conforto dos usuários.

Histórico do contrato e impasse judicial

O contrato original com a VCG foi firmado em junho de 2003 com validade de 10 anos. Desde então, aditivos foram assinados em 2012, 2023 e 2024 para estender sua vigência. O último edital de licitação foi publicado em junho de 2024, mas sua abertura foi suspensa após questionamentos judiciais levantados pela concessionária sobre trechos do documento.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) foi contratada em 2021 para elaborar a modelagem do novo edital, mas o processo segue travado na Justiça desde agosto de 2024. Enquanto isso, o transporte público permanece sob administração da VCG.