Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Política

Projeto sugere regras para emissão de atestados médicos em Ponta Grossa

Proposição prevê o monitoramento da quantidade de documentos emitidos por cada profissional de saúde, além da identificação de padrões de uso de atestados pelo munícipe

há um mês

Matheus Gaston

Publicidade
Projeto sugere regras para emissão de atestados médicos em Ponta Grossa
Foto: dhanotariya/Pixabay
Publicidade

Um projeto de lei protocolado pelo vereador Julio Küller (MDB), na última segunda-feira (17), sugere estabelecer critérios e diretrizes para a emissão de atestados médicos em unidades da rede municipal de saúde de Ponta Grossa. A proposta prevê que a regulamentação e orientação do processo seja realizada através do programa Atestado Responsável PG.

Entre os objetivos previstos pelo projeto de lei estão a emissão responsável e ética do documento, redução da sobrecarga em unidades de pronto atendimento (UPA) e unidades básicas de saúde (UBS), além de desestimular o uso indevido e fraudulento de atestado médico para afastamento do trabalho.

Além disso, o programa ainda prevê a implementação de medidas para monitorar a quantidade de documentos emitidos por cada profissional de saúde, além da identificação de padrões de uso do atestado pelo munícipe.

"A presente proposição consolida uma política pública que alia a consciência social sobre o fornecimento de atestado médico e de declaração de comparecimento com a devida responsabilidade e proteção do(a) profissional responsável pelo fornecimento do documento", justifica Küller.

Critérios

De acordo com o texto, caso o projeto seja sancionado, os atestados médicos de afastamento só poderão ser emitidos quando o paciente estiver internado ou em observação clínica e o profissional avaliar a necessidade o afastamento das atividades laborais e escolares.

Quando o quadro clínico não exigir afastamento, o paciente terá direito a um atestado que corresponde ao tempo de permanência na unidade. Outra opção será a emissão de uma declaração de comparecimento.

O projeto de lei também prevê que a Prefeitura de Ponta Grossa promova campanhas educativas sobre o uso consciente de atestados junto à população. O vereador sugere que materiais informativos sejam fixados em todos espaços da rede municipal de saúde.

Atualmente, a proposição está na Comissão de Legislação, Justiça e Redação, que deverá emitir um parecer sobre a proposta até 09 de dezembro.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Ciclista morre atropelado por caminhonete na BR-376, em Ponta GrossaMotorista relatou que o ciclista atravessou a pista de forma repentina e que não conseguiu evitar a colisão
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia