Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

Retomada da Petrobras em fábrica de fertilizantes no PR irá reduzir dependência de importações e promoverá geração de empregos, afirma deputada Gleisi Hoffmann

2023-08-08 às 09:35

Em suas redes sociais, a deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann considerou como positiva a retomada da Petrobras na operação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR). “O estudo de viabilidade econômica para reabertura da Fafen deve ser concluído nesse mês e a operação deve ser iniciada em cerca de oito meses”, adiantou a parlamentar.

Para a deputada, a iniciativa irá fortalecer a economia e diminuirá os custos com importação. “Além de gerar empregos e renda, a reativação da fábrica no Paraná vai reduzir a dependência do país em relação à importação de fertilizantes. A Petrobrás também avalia investimentos em outras unidades de fertilizantes e seguirá uma ótica modernizada e em linha com a sustentabilidade”, declarou Gleisi.

Reaberturas

Para a Agência Brasil, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, avaliou que a reabertura da Fafen-PR e a conclusão das obras da Fafen Mato Grosso do Sul poderão reduzir pela metade a importação desses insumos feita atualmente pelo Brasil, da ordem de 80%.

Incluindo a reabertura da Fafen-PR, a conclusão da Fafen-MS e a retomada das fábricas da Bahia e de Sergipe, espera-se que a importação de fertilizantes nitrogenados caia para entre 10% e 15%, reduzindo assim a dependência do mercado externo e ampliando a produção nacional.