há 3 horas
Giovanni Cardoso

Um projeto de lei que revoga tarifas sobre produtos brasileiros, impostas pelo ex-presidente Donald Trump, foi aprovado pelo Senado dos Estados Unidos nesta terça-feira (28). A votação terminou com 52 votos a favor e 48 contra, mas o texto ainda depende da análise da Câmara dos Representantes antes de se tornar efetivo.
A proposta, apresentada pelo senador democrata Tim Kaine, da Virgínia, busca encerrar o estado de emergência nacional declarado por Trump em julho, medida que havia servido como justificativa para tarifas de até 50% sobre importações do Brasil.
Na época, Trump alegou que as sanções eram uma resposta à “caça às bruxas” do governo brasileiro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)”, condenado em setembro a 27 anos e três meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado.
Cinco senadores republicanos — Mitch McConnell, Thom Tillis, Rand Paul, Lisa Murkowski e Susan Collins — apoiaram a revogação, formando uma aliança incomum entre democratas e parte da oposição.
Apesar da aprovação no Senado, o futuro do projeto é incerto. A Câmara, atualmente sob controle republicano, pode impedir a tramitação da proposta com base em novas regras internas.
Segundo Tim Kaine, a votação tem caráter simbólico e visa pressionar o governo a rever a política tarifária. “Essas tarifas são destrutivas para a economia e para as relações comerciais com parceiros históricos dos Estados Unidos, como o Brasil”, afirmou, de acordo com o Metrópoles.